Como vender seu imóvel rápido

1. Mantenha o local sempre limpo e organizado

A frase “a primeira impressão é a que fica” se aplica completamente quando o assunto é a visita a um imóvel.

Você compraria de uma empresa suja, desorganizada e que não consegue expor os seus produtos? Provavelmente não! O mesmo acontece com um imóvel.

Sendo assim, quando um cliente for visitar o seu imóvel, seja presencialmente ou online, garanta que o local esteja preparado para recebê-lo. Nesse quesito, organização e limpeza são fundamentais para passar uma boa impressão.

Deixe as janelas abertas para ventilar o local e até para mostrar que o ambiente possui boa circulação de ar e luz do sol, fatores que evitam mofo, bolor, umidade e outros pontos que podem atrapalhar na venda.

2. Reforme o que precisar

Quem quer saber como vender imóvel rápido deve se atentar também aos reparos.

Imagine que um cliente interessado visita o imóvel e percebe que há muitas coisas a reformar ou reparar.

Esses detalhes parecem insignificantes, mas quando encontrados podem fazer o comprador desistir do imóvel. Afinal, uma quantidade mínima de pequenos reparos pode se tornar um grande gasto para quem está comprando.

Não espere por um comprador, quando decidir vender o imóvel invista em pintura, em arrumar fiação, vidros trincados ou quebrados, problemas no piso, fissuras nas paredes, consertos hidráulicos, etc. 

Lembre-se que um imóvel em bom estado é sinônimo de imóvel mais valorizado!

3. Se atente o valor de mercado

O apego emocional ou a necessidade de vender faz com que alguns proprietários cobrem um valor diferente do praticado pelo mercado por imóveis similares.

Por isso, antes de vender, é importante estudar os valores de imóveis na sua região e que tenham as características do seu, além de calcular o valor do metro quadrado.

Precificar imóvel é sempre uma das tarefas mais difíceis para o proprietário, mas é necessário tentar ajustar com os valores de mercado.

Se optar por divulgar um valor acima da média de mercado, é importante que o vendedor esteja ciente de que os possíveis compradores podem querer negociar, ou simplesmente partir para outras opções.

4. Tenha a documentação em dia

A documentação é um dos fatores que atrapalham quem deseja vender imóvel rápido. Por isso, o ideal é se adiantar e estar com tudo em dia.

Para isso, você deve resolver com antecedência todas as pendências que envolvem o imóvel, antes mesmo da divulgação. Sendo assim, verifique as contas atrasadas e outros detalhes que possam causar impedimentos ou demora na venda.

Separe também:

  • Registro do imóvel;
  • Comprovantes de quitação do IPTU e outras contas;
  • Outras certidões negativas;
  • Demais arquivos que envolvem a venda;
  • Documentos pessoais.

Veja os documentos necessários para compra de imóvel, que são muito similares aos da venda.

5. Cadastre o imóvel em um site de confiança

Dar visibilidade ao seu imóvel é essencial para vender mais rápido. Felizmente, hoje em dia você não precisa depender somente de imobiliárias e corretores para isso.

6. Capriche na descrição do imóvel

Essa etapa pode parecer bem simples, mas é o que vai fazer com que mais pessoas tenham interesse em seu imóvel. Como citado acima, você conhece o seu imóvel melhor do que ninguém, então porque não falar o que ele tem de melhor?

Sendo assim, detalhe todas as características importantes, como metragem, número de cômodos, se existem ou não áreas externas, se há áreas de lazer, como são as áreas comuns do prédio, etc. Se possível, fale também sobre a vizinhança, os meios de transporte, a segurança e mais.

Pense em uma descrição atrativa para o comprador. Se precisar de ajuda, veja como criar uma descrição para vender imóvel.

7. Faça boas fotos para divulgar

Além de uma boa descrição, o anúncio do seu imóvel também precisa mostrar uma prévia de como ele é. Sendo assim, é indispensável também tirar boas fotos da sua casa ou apartamento.

Priorize fazer isso de dia, com luz natural e em ângulos que favorecem cada cômodo. Evite que você, ou objetos pessoais apareçam nas imagens.

Outra dica importante é que as fotos sejam feitas com a câmera na horizontal para que a fotografia fique mais ampla e agradável para quem vê. Evite fotos desfocadas, tremidas, escuras ou com o local desorganizado.

Lembre-se que as fotos são o convite e o que levam o cliente a se interessar ainda mais pelo seu imóvel.

8. Deixe suas informações sempre atualizadas

Publicou o seu imóvel em algum site na internet? Então esteja sempre atento aos contatos.

Agora você já sabe algumas dicas de como vender apartamento ou casa, mas de nada adiantará se os seus contatos não estiverem atualizados para que o cliente possa falar com você de forma rápida.

Por isso, insira na descrição do anúncio o telefone e o e-mail que você está sempre por perto. Assim, você não perde nenhum contato.

Além disso, se algo mudou no seu imóvel desde que ele foi publicado, procure atualizar as informações e deixar claro para os compradores. A boa experiência no momento da compra começa desde a pesquisa!

9. Analise as ofertas

Ainda que você saiba exatamente quanto quer pela residência, é importante estar aberto a negociações. Entenda que comprar um imóvel é um momento importante e de muita responsabilidade, como você já passou na hora de adquirir o seu. 

Sendo assim, às vezes é preciso negociar detalhes para que ambas as partes saiam realizadas.

Procure entender a situação do possível comprador e avalie se o valor ou as condições de pagamento que ele propôs estão muito abaixo do que você pediu inicialmente. Se isso acontecer, tente chegar em um acordo positivo para os dois lados.

Para valorizar a negociação, mostre sempre os pontos positivos do seu imóvel, o estado de conservação, a documentação em dia e o que mais for verdadeiro. 

Essa negociação não é simples e requer um pouco de conhecimento do mercado imobiliário. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *