5 Dicas para Avaliar seu imóvel

Conheça 5 dicas sobre como avaliar um imóvel

As alternativas para uma avaliação segura da sua moradia, identificando o preço adequado do bem para ser posto à venda, são várias. Agora, você vai perceber que existem alguns quesitos comuns a todos os imóveis e que precisam ser analisados na hora da definição do preço da sua propriedade.

É importante que você tenha em mente que todos esses pontos o ajudarão a entender o valor de seu imóvel. No entanto, a orientação de um profissional sempre é de grande ajuda e pode enriquecer ainda mais as suas propostas de negociação e abrir seus horizontes sobre as estratégias de venda.

Além disso, caso você esteja procurando algum imóvel para comprar, estas dicas também vão ajudá-lo a fazer a comparação para entender quais deles conta com o melhor custo-benefício.

Veja agora as 5 dicas que preparamos para que você faça a melhor cotação possível do patrimônio e saiba como avaliar um imóvel de forma segura e precisa.

1. Verifique o valor de imóveis semelhantes

A primeira dica está em procurar se informar sobre o preço de venda dos imóveis no bairro e na região em que o imóvel está localizado. Evidentemente que é normal que ocorram variações, mas é possível estabelecer um valor médio do metro quadrado.

Você pode encontrar esses valores perguntando na vizinhança ou, caso haja algum imóvel à venda, procurar saber com o próprio corretor ou em sites de buscas especializadas. Nesses sites você pode buscar imóveis que sejam semelhantes ao que você está consultando: nesses portais, você terá acesso à fotos, localização, dados e informações que podem ajudá-lo a entender melhor o seu imóvel.

Durante a pesquisa de preços de um imóvel com as características do seu ou do qual você está pretendendo comprar, um bom indicador é procurar saber daqueles que foram comercializados recentemente.

Normalmente, o valor de negócio fechado com residência semelhante é o que você conseguirá na hora de vender o seu e, assim, saberá como avaliar o seu imóvel.

2. Saiba mais sobre a valorização da localização

Esse é um dos itens mais importantes para saber como avaliar um imóvel. Em qualquer cidade existem os bairros e regiões preferidas para morar, fazendo com que o preço do metro quadrado valha mais. Há também as mais populares, nas quais os empreendimentos são menos valorizados do que nos pontos com melhor infraestrutura.

Antes de começar a avaliar o imóvel, faça uma pequena análise do seu bairro e concentre-se em pontos como segurança, poluição, movimentação, meios de locomoção, escolas, centros comerciais, proximidade da área central, áreas verdes e assim por diante.

Esses aspectos são importantes de serem avaliados, pois dentro do bairro existem vários critérios que podem interferir no preço final e definir significativamente como avaliar um imóvel.

Por exemplo, se o bem está situado em uma rua mais tranquila, o metro quadrado será mais valorizado, mas se a via for movimentada e com muita poluição sonora, o metro quadrado tende a ser menos valorizado.

Outro fator relacionado à localização é a distância dos centros comerciais e da infraestrutura de transporte e serviços, como mencionamos acima. Quando o imóvel é mais próximo, oferece mais comodidade e facilidade à vida às pessoas, o que o torna mais valioso. Já quando é mais distante, exigindo deslocamentos, o seu preço é menor, especialmente quando se trata de grandes cidades.

Recentemente, notamos que há pequenos movimentos de valorização de áreas diferentes nas cidades, principalmente de terrenos que ficam em uma área que começa a ser ocupada com casas e outros estabelecimentos. Nesses casos, entender o futuro da região também é ótimo para decidir comprar um imóvel ou vender, além de entender como pode ser feita a avaliação nesses casos.

É importante ter em vista também que muitos imóveis podem ter um valor baixo no momento, mas que têm chances de aumentar no futuro. Ter isso em mente é uma grande vantagem, principalmente para quem quer comprar imóveis como forma de investimento.

3. Conte com a ajuda de um profissional

Temos aqui uma dica que é indispensável para obter uma avaliação precisa. Você deve compreender quais são os critérios que determinam os preços no mercado imobiliário, conforme mencionamos acima, mas é preciso ter um pouco mais de cuidado nessa questão.

Levando em consideração que esse é um setor de negócios muito especializado e dinâmico, é recomendável procurar o suporte e o assessoramento de um corretor para saber como avaliar um imóvel. Inclusive, é esse tipo de profissional que poderá auxiliar você a entender quanto custa avaliar um imóvel.

Ele é preparado e experiente o bastante para apontar condições vantajosas ou as desvantagens durante os procedimentos de negociação, trazendo a realidade à tona. É um profissional competente para demonstrar as relações de valores, confirmando ou ajustando a pesquisa que você realizou, e que dispõe de estratégias de negócio consolidadas em anos de experiência.

Porém, é claro que nem todos contam com essa habilidade e experiência, por isso, é fundamental conhecer a tradição do profissional e/ou da imobiliária. Então, sugerimos levantar o cadastro no mercado, verificar a estrutura física da empresa, visitar o site e outras ações que você achar necessário para avaliar a sua idoneidade.

Assim, você se certificará de que terá a melhor orientação para saber como avaliar um imóvel de forma precisa e vantajosa para as suas finanças, independentemente de quanto isso custará para o seu bolso.

Escolher a assessoria de quem tem credibilidade no mercado é vital para a comercialização do seu patrimônio. Além de intermediar a sua relação com os compradores potenciais, ela oferece acompanhamento técnico e jurídico, da avaliação à escritura, garantindo a segurança da transação.

4. Pesquise em sites especializados

Outra ótima oportunidade para saber qual o preço aproximado da sua propriedade são as ferramentas de busca de imóveis em sites especializados do segmento imobiliário, como o Moving Imóveis, por exemplo. Por lá, você consegue saber exatamente como avaliar o seu imóvel sem precisar sair de casa!

O comércio eletrônico aumentou as oportunidades para o mercado imobiliário. Atualmente, pesquisar imóveis está muito mais fácil que antigamente, você não precisa se deslocar até a uma imobiliária ou marcar uma visita em companhia do corretor, basta acessar uma página da internet.

Nos sites estão disponíveis as informações indispensáveis para que você possa avaliar o valor de sua morada, incluindo fotos, textos, vídeos e outros dados importantes para que a precificação do patrimônio seja a ideal.

Além disso, é possível verificar a localização, o número de cômodos, bem como toda a estrutura do imóvel. A dica aqui é tentar encontrar o máximo de imóveis semelhantes possíveis ao que você quer avaliar, feito isso, tente entender qual deles pode dar uma base boa sobre o preço.

5. Considere o tempo de construção do imóvel

Geralmente, imóveis mais novos costumam ter uma diferença significativa de valorização em relação às construções mais antigas. Afinal, são construções mais adequadas à realidade atual e também por oferecer uma qualidade melhor na sua infraestrutura.

Estamos falando principalmente da infraestrutura interna em que é possível encontrar desde tomadas do novo padrão até piscinas, academias e outros itens modernos.

Ainda que os imóveis mais antigos ofereçam plantas e ambientes mais espaçosos como influenciadores de valorização, eles podem apresentar um custo mais alto de manutenção e a necessidade de reforma.

Então, é preciso colocar na ponta do lápis o custo-benefício de cada um deles: será que compensa pagar mais barato por um imóvel antigo? Ou será que é mais vantajoso adquirir um imóvel novo e não precisar ter gastos com manutenção?

Portanto, para saber como avaliar um imóvel adequadamente, procure conhecer o seu tempo de existência e some esse fator aos outros citados neste texto. Não se esqueça de contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *